sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Newton gostava de ler!



Entre os dias 28 de novembro e 5 de dezembro, realizámos 15 sessões da atividade "As palavras também têm pH", no âmbito do projeto "Newton gostava de ler", abrangendo praticamente todas as turmas do 8º Ano do Agrupamento Gil Paes. 


No ambiente das Feiras do Livro, procurámos realçar a importância da leitura, a leitura no sentido amplo, do mundo e da vida. A capacidade de ler o mundo pode ser subsidiada por diferentes perspetivas, como a literatura ou a Física e a Química, referenciadas nesta atividade. 

Newton gostava de ler, e, segundo a lenda, estaria a fazê-lo quando foi atingido, na cabeça, por uma maçã, durante um momento de lazer na quinta da família. Tal acontecimento terá levado Newton a prosseguir a sua leitura noutro sentido. Leu que a Lua se assemelhava a uma maçã que não caía nas nossas cabeças graças a cabos invisíveis, a força gravitacional. Newton foi um génio na leitura do Espaço, da Matemática e até da Teologia. 

Partindo de um texto de Eduardo Agualusa, realizámos, durante a actividade, uma leitura de um texto, em que contrastavam as palavras doces e luminosas com as palavras azedas e amargas. Este foi o mote para explorar o pH das palavras e dos compostos que nos rodeiam e para revelar um segredo escondido nas rosas vermelhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário