terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

SEMANA DA INTERNET SEGURA NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GIL PAES

De 10 a 14 de fevereiro, o Agrupamento de Escolas Gil Paes assinalou a Semana da Internet Segura, com um conjunto de atividades que decorreram em todos estabelecimentos de ensino subordinado à temática "Juntos vamos criar uma Internet melhor".

Deste modo, as Bibliotecas Escolares em conjunto com o SABE – Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, promoveram um conjunto de iniciativas para sensibilizar alunos, professores, pais e encarregados de educação para a segurança na internet.

Uma das atividades realizada foi a leitura encenada da história “É um livro”, de Lane Smith, apresentada aos alunos do 3º, 4º e 5º ano de escolaridade, de todo o agrupamento, sobre os desafios e os riscos da navegação na internet. Temas como o cyberbullying, a exposição a material inadequado, os predadores online e a disponibilização de informação pessoal foram abordados nas diversas sessões.

Numa destas sessões, esteve presente a vereadora da Cultura, Elvira Sequeira, que apresentou, a uma turma da Escola Manuel de Figueiredo, a forma como se relaciona com a internet.

Para os alunos do 7º e 8º ano do Agrupamento Gil Paes, houve a realização de dois Workshop - um na escola Manuel de Figueiredo e outro na escola Maria Lamas -  sobre “Riscos da Internet”, dinamizado por inspetores da Polícia Judiciaria de Leiria em colaboração com o PTE - Plano Tecnológico da Educação.

Realça-se ainda Ação de Formação acerca de comportamentos seguros de Internet e de Tecnologias de Informação para Pais/Encarregados de Educação que se realizou no 13 de fevereiro, pelas 21.00 h, no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes. A sessão foi conduzida por formadores creditados pela Microsoft, preparados para alertar e esclarecer as dúvidas dos pais/ Encarregados de Educação sobre estes problemas, tendo em vista a proteção dos nossos jovens.

Esta iniciativa teve adesão por parte dos Pais/Encarregados de Educação, que enalteceram e louvaram a iniciativa, sublinhando a relevância dos temas debatidos, assim como a sua organização.


"É um livro" - atividade apresentada à turma E do 5º ano
"Comportamentos Seguros na Internet" - ação de formação para pais/enc. de educação

Sem comentários:

Enviar um comentário