segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Os livros dão pano p´ra mangas – projeto aLer+



Quem não arrisca não petisca, lá diz o ditado. As bibliotecas escolares arriscam todos os dias ao implementarem, ao longo do ano letivo, ano após ano, estratégias para cativar novos leitores. Cada novo leitor representa um ganho inestimável, sobretudo para o próprio. Ler bem tem grandes repercussões na mente e na vida. Se aos professores, especialmente os de línguas, cabe um papel essencial na aprendizagem e aprofundamento da leitura, as bibliotecas escolares devem contribuir para desenvolver uma cultura de leitura, extensível a toda a comunidade escolar. O Agrupamento de Escolas Gil Paes deu corpo a estas orientações criando o projeto Os livros dão pano p´ra mangas, recentemente selecionado e apoiado pelo Projeto aLer+, da responsabilidade do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares. Mais um risco bem sucedido!

Este projeto incorpora várias vertentes associadas à leitura: a fruição do imaginário, as competências de leitura e expressão, os vários suportes do livro. Foi pensado de forma a envolver todos os elementos da comunidade e o seu fio condutor, que liga pessoas e estratégias, é feito da imaginação dos participantes e de todos os que forem sensíveis à mensagem veiculada.


Assim, em termos conceptuais, o projeto desenvolver-se-á à volta do paralelismo entre os livros e a moda/pronto-a-vestir. Confrontaremos, em termos metafóricos, elementos destes dois campos distintos: os livros, a leitura, a escrita e as bibliotecas com o vestuário, o ato e a forma de vestir, a costura e o pronto-a-vestir. Lançamos o convite para vestir um texto. Procuraremos estimular um olhar diferente sobre o livro, na sua dualidade objeto – conteúdo, levando a comunidade escolar a percorrer um caminho, associado ao prazer do consumo - tão enaltecido nos nossos dias-, desde a moda até aos bens culturais. Pretendemos criar um ambiente em que os nossos jovens, numa primeira instância, extrapolem sensações e desejos de consumo para o livro, dando-lhes tempo para refletirem sobre o espaço que tal objeto pode ocupar nas suas vidas. Tudo o mais, será aquilo que se verá e de que daremos notícia.


Sem comentários:

Enviar um comentário