Agrupamento de
Escolas Gil Paes
Bibliotecas Escolares
Propostas de atividades para 2017/2018
I - Projeto
“Histórias & companhia”
Pré-escolar e 1º Ciclo
Histórias com muita ciência – Atividades que associam a leitura a
atividades experimentais ligadas ao quotidiano. Já preparadas: “Vida de
Sabonete” (pré-escolar); “O sonho da princesa Clarisse e o segredo do fermento
(pré-escolar); “O tesouro do rio negro” (1º Ciclo/ Eletricidade)
Histórias com muita arte – Atividades que associam a leitura e
experimentação artística. Já preparadas: “A casa da mosca fosca” e o “Cuquedo”,
“Histórias com dobragem”.
Ao longo do ano, mediante marcação no início do ano pelo responsável
pelos Centros Escolares/ docentes e educadores
II - Oficina de
leitura e escrita criativa
3º ano, CEVSG
Oficina de leitura e escrita criativa - Pretende-se dinamizar
atividades que promovam a escrita como uma atividade divertida e lúdica.
Entre outubro (semanalmente) e de novembro a fevereiro (quinzenalmente)
III - Projeto Sei
Aprender
Atividades no âmbito da literacia
da informação a desenvolver em OC, em colaboração com os DTs
5º Ano e 7º Ano – Conhecer a BE
Caça ao tesouro – início do 1º Período (3 aulas para o 5º ano na MF
e 2 aulas para o 7º ano na ML)
Marcação no início do ano pelos DTs
6º Ano- Leitura e tratamento de texto informativo
Leitura e tratamento de texto informativo – Pretende-se que os
alunos testem e aumentem a eficácia da sua leitura e a capacidade de
comunicação do conhecimento.
·
Velocidade de leitura – teste (1 aula);
exercícios de destreza visual com recurso a tablets
(1 aula)
·
Técnicas de leitura (3 aulas)
·
Apresentação final e avaliação (2 aulas)
6º Ano- Motivação para a leitura de texto literário
Atividade de exploração de obras literárias (3 aulas)
A partir de novembro, mediante marcação no início do ano pelos DTs
7º Ano – Significados e Concurso de Significados
Significados – pretende-se que os alunos se consciencializem do
valor do alargamento do seu vocabulário no âmbito curricular e da importância
da compreensão dos conceitos na sua aprendizagem.
·
Levantamento de significados com recurso a tablets (2 aulas)
·
Concurso – prova de seleção e prova final (1/2
aula e 1 tempo letivo para realização da prova)
No 3º período
8º Ano – Modelo PLUS
Modelo PLUS – pretende-se que os alunos se apropriem de um modelo
de tratamento de informação que os ajude a organizar o seu processo de estudo e
a sistematizar a elaboração e comunicação de trabalhos de pesquisa (7 aulas)
A partir do Carnaval, mediante marcação pelos DTs no inicio do ano
letivo
Ensino secundário – Guião de elaboração de trabalhos escritos
Pretende-se difundir, junto dos
alunos, um guião de elaboração de trabalhos escritos, de acordo com a APA e as
normas do AEGP (1 ou 2 aulas).
Ao longo do ano, mediante marcação no início do ano pelo professor
interessado
Sem comentários:
Enviar um comentário